FOHB divulga estudo de canais de distribuição da hotelaria no País – Revista Hotéis

O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – anunciou na segunda-feira, 24 de outubro, a publicação de sua 7ª Pesquisa de Canais de Distribuição. Este estudo apresenta estatísticas e resultados significativos para análise do cenário da hotelaria no Brasil, com base nos dados fornecidos por seus membros associados. A pesquisa inclui uma amostra de 689 hotéis e 106.798 unidades habitacionais (UHs) de 17 redes hoteleiras associadas.

O estudo abrange os anos de 2019 a 2021 e utiliza a análise das noites de quarto comercializadas durante esse período como metodologia, abrangendo hotéis de diferentes categorias (econômicos, midscale e upscale) e resorts. Os canais de distribuição analisados incluem: reserva direta na propriedade, site próprio, OTAs (Online Travel Agencies), GDS (Global Distribution System), central de reservas, intermediários com distribuição eletrônica, intermediários com distribuição offline, além de grupos e eventos.

Os dados revelam que o total de noites de quarto em 2021 apresentou uma queda acentuada em comparação com 2019, mas registrou um aumento de 60% em relação a 2020. Esse mesmo padrão é observado nas noites de quarto via OTAs, que apresentaram um crescimento de 62% ao comparar 2021 com 2020. Além disso, a pesquisa aponta um aumento de 2% nos canais de distribuição direta e uma queda de 2% nos canais de distribuição indireta, quando comparados os números de 2021 com os de 2020.