Grupo Presidente investe no mercado brasileiro – Revista Hotéis

A empresa mexicana fundada em 1996, especializada na operação e administração de hotéis, restaurantes e residências para idosos, o Grupo Presidente, está agora direcionando seu foco para o mercado brasileiro. O Brasil é reconhecido pelo seu grande potencial como emissor de turistas para destinos internacionais, especialmente para os destinos caribenhos. O grupo atualmente possui 21 hotéis, a maioria deles de sua propriedade, com alguns operando sob o sistema de gestão. Muitos desses hotéis estão localizados em destinos paradisíacos, como Cidade do México e Vale de Guadalupe. Desde sua fundação, o Grupo Presidente tem a InterContinental Hotels Group como parceiro comercial no setor hoteleiro e também administra propriedades sob grandes bandeiras globais, como Hyatt e Marriott, no México.

Atualmente, o Grupo Presidente possui três divisões no setor de hospedagem: a marca de luxo Presidente InterContinental®; o segmento midscale com as marcas Holiday Inn® e Staybridge Suites®; e, mais recentemente, o segmento de hotéis boutique, com o Kimpton Aluna Tulum como o primeiro hotel deste segmento. Em novembro, o grupo inaugurará seu segundo hotel boutique de luxo em San Miguel de Allende, também no México, expandindo assim sua presença nesta divisão. Ainda neste segundo semestre, o Grupo iniciará a operação de dois novos hotéis: o Numu, que faz parte da marca de hotéis boutique da Hyatt Onbound Collection, em San Miguel de Allende, e o Hyatt Dual Brand, em Monterrey Nuevo León.

Sob a marca Presidente InterContinental, o Grupo possui propriedades de luxo em destinos turísticos de destaque no México, incluindo Cancún, Cozumel, Tulum, Cidade do México, Puebla, Vale de Guadalupe e Guadalajara. No segmento midscale, o Grupo opera hotéis em Puebla, como o Holiday Inn La Noria e o Holiday Inn Express; em Ixtapa, com o Holiday Inn All Inclusive Resort; em Celaya, com o Holiday Inn Express & Suites; e em Aguascalientes, com o Holiday Inn & Suites. Além disso, sob a marca Staybridge Suites, o Grupo opera unidades nas cidades de Saltillo, Irapuato, Silao e Guadalajara.

Mais de 20 anos após sua fundação, em 2015, o Grupo Presidente expandiu suas operações para incluir uma variedade de marcas de hotéis e estabeleceu uma parceria com a Hyatt Hotels, assumindo a administração de unidades como o Hyatt House Santa Fe, o primeiro hotel de estadias prolongadas da marca na América Latina. Dois anos depois, em novembro de 2017, em parceria com a Marriott, a empresa começou a operar o hotel Aloft Querétaro e, em 2021, assumiu a administração do Courtyard by Marriott Mérida Downtown. No ano passado, em setembro, o Grupo Presidente também lançou o hotel boutique El Cielo Winery & Resort, localizado no Valle de Guadalupe, em Ensenada, Baja California.

De acordo com Francisco Barriga, Diretor de eCommerce, Turismo e Reservas do Grupo Presidente, neste momento de recuperação do turismo, o foco está no enorme potencial do mercado das Américas. “Vemos no Brasil, o principal mercado sul-americano, uma oportunidade para expandir nossa presença e, consequentemente, nossos negócios. Estaremos cada vez mais próximos das operadoras de turismo, estabelecendo parcerias e expandindo o portfólio do Grupo Presidente em todas as vertentes deste mercado. O Grupo Presidente estará disponível para os agentes de viagens”, enfatizou.

Foco do Grupo Presidente no mercado brasileiro
Segundo Gisele Torrano, Diretora de Vendas Lazer Brasil do Grupo Presidente, a empresa decidiu focar no mercado brasileiro devido ao seu grande potencial como emissor de turistas para destinos internacionais, especialmente o Caribe, Cidade do México e Vale de Guadalupe. Neste momento inicial, o Grupo concentrará seus esforços em cinco produtos no Brasil. “Embora o Grupo tenha 20 propriedades no México, percebemos que algumas unidades são mais adequadas ao perfil do turista brasileiro. Um exemplo é o Presidente Intercontinental Cancun, um resort com a melhor praia de Cancun, gastronomia excepcional e foco em famílias, adultos, casais, grupos de incentivo e casamentos, além de ser pet friendly”, disse Gisele. Ela também enfatizou que todos os hotéis do grupo aceitam animais de estimação.

Além do Presidente InterContinental Cancun, Gisele Torrano destacou outros hotéis que serão promovidos no Brasil. “Temos também o Presidente InterContinental Cozumel Resort & Spa, o único hotel 5 estrelas da ilha, com o selo Virtuoso, três praias, gastronomia excepcional e suítes confortáveis com vista para o mar”, disse ela. “É um resort voltado para o mergulho, uma vez que Cozumel abriga a segunda maior barreira de corais do mundo. A unidade também possui o restaurante Alfredo de Roma, assim como o Presidente InterContinental México – Polanco”, acrescentou a diretora de Vendas Lazer Brasil do Grupo Presidente.

Há ainda outros três hotéis que certamente despertarão o interesse dos turistas brasileiros. Um deles é o Kimpton Aluna Tulum, um hotel boutique integrado à natureza, com foco em bem-estar e saúde, oferecendo também aulas de ioga e meditação. O Presidente Intercontinental Polanco está localizado na Cidade do México, a 20 minutos a pé do Castelo de Chapultepec e a 10 minutos do Museu Nacional de Antropologia, sendo uma ótima opção para quem visita a capital mexicana. O hotel possui seis restaurantes, uma coleção de arte impressionante e a maior adega da América Latina, com até 2 mil rótulos de vinho. Por fim, o El Cielo Winnery Resort, localizado no Vale de Guadalupe, no norte do México, é um resort com apenas 32 aconchegantes vilas, com vista para lagos e montanhas, experiências em vinícolas e até mesmo uma capela para realizar casamentos.

Safe Travels
Devido à situação global causada pela pandemia de Covid-19, o Grupo Presidente obteve a certificação “Safe

Travels” emitida pelo WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo) e o selo “Safeguard” emitido pelo Bureau Veritas para todos os seus hotéis e restaurantes. Ambas as certificações reconhecem empresas que implementam medidas de saúde e higiene alinhadas com os protocolos internacionais para garantir a segurança dos viajantes durante sua estadia.